Poços artesianos e semi-artesianos

Você sabe o que é um poço artesiano?

Cerca de 98% do recurso natural mais valioso do planeta se encontra em aquíferos subterrâneos. Em um Poço Tubular Profundo, ou comumente chamado de "poço artesiano", é feita uma perfuração em aquíferos confinados com alta pressão, de forma que a água flua naturalmente do solo sem a necessidade de um bombeamento. Com grande profundidade, esses poços se destacam pela abundância e pureza da água, rica em sais minerais.

Como fazemos a perfuração?

Nossa equipe possui profissionais experientes, equipamentos e máquinas para todas as etapas da perfuração.

O primeiro passo é um estudo e mapeamento do terreno para o dimensionamento dos equipamentos. Em seguida, realiza-se a preparação do local para a perfuração.

Após passar pela parte sedimentar do solo, insere-se um revestimento antes de continuar a perfuração em rochas cristalinas. Depois de feita a perfuração da rocha cristalina, o poço é desenvolvido e limpo para, então, iniciar a fase de instalação e automação.

Poços semi-artesianos

O tipo de poço mais comum no Brasil é o semi-artesiano. Em um poço semi-artesiano a perfuração é feita em um aquífero subterrâneo que não tem pressão suficiente para fazer com que a água jorre naturalmente e seja necessário o uso de uma bomba. A bomba que vai ser usada no poço varia de acordo com cada poço; as mais comuns são as bombas submersas.

Com todas as informações cuidadosamente verificadas, efetua-se a instalação no interior do poço tubular profundo de bombas submersas. Esse equipamento, que deverá ser compatível com a profundidade e a vazão de exploração do poço, vai bombear continuamente o aquífero em um período mínimo de 24 horas. As bombas submersas oferecem um maior rendimento para poços de qualquer profundidade. O equipamento funciona silenciosamente e requer pouca manutenção quando bem especificado e corretamente instalado.

O poço semi artesiano é um poço mais profundo e capta água do aquífero; há outros poços que também usam bomba como o mini poço artesiano e o poço caipira que são poços mais rasos e captam a água do lençol freático.

Por captar a água do lençol freático esses poços estão sujeitos a intempéries, ou seja, o fluxo de água varia de acordo com o período de chuva. Por captarem água em baixas profundidades esses poços costumam ser mais baratos, porém tem maiores chances de encontrar água contaminada.


Acesse nosso perfil no Facebook e fique por dentro das novidades.


Entre em contato conosco através do Whatsapp e solicite uma visita para orçamento sem compromisso.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com